Vencedores Palco Nacional

DOM • 3 MAR • 21H30


Canções com gente Dentro

Motorcycle Boy • The Legendary Tigerman

de James F. Cotton & Masato Riesser, 2018

.

Sonetos Cantados

Barreiro Rock City

DOC, 2018, 16’, Portugal. Realização: Bruno Martins E Leonor Bettencourt Loureiro

O Barreiro de Nick Suave: do estúdio King (que, além de estúdio de gravação, é também a sede da Hey Pachuco e um espaço nuclear do Programa Jovens Músicos) até à Tasca da Galega, passando pela Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros”; pelo Papagaio ou pelo Grupo Desportivo dos Ferroviários do Barreiro – a casa do Barreiro Rocks. Uma viagem pela história das mudanças sócio-culturais no Barreiro.

Odisseias Musicais

Uma Espécie de Punk

DOC, 2017, 60’, Portugal. Realização: Rui Portulez

O punk chegou a Portugal com Sex Pistols, Clash e Ramones. Há 40 anos o respeitinho era muito lindo e “Fado, Fátima e Futebol” eram desígnios nacionais. O Punk foi a resposta que muitos jovens procuravam: música imediata, discurso anarquista e roupa a condizer igual a pontapé no conformismo. O primeiro hino do punk nacional foi “Há que violentar o sistema”, mas à nossa maneira… UHF, Xutos & Pontapés, Aqui d’el-Rock, Censurados, Cães Vadios, Peste & Sida, Mata-Ratos e X-Acto são alguns dos testemunhos, revisitados agora na mais recente produção da Antena 3.

Menção Honrosa

Ainda Tenho Um Sonho ou Dois - A História dos Pop Dell’Arte

DOC, 2018, 60’, Portugal. Realização: Nuno Galopim E Nuno Duarte

Com mais de 30 anos de existência, os Pop Dell’Arte viveram uma forte componente ecléctica e subversiva. Incorporaram na sua música referências como o Cinema, a Performance, a Poesia e toda uma gama de temas que, até à sua criação, nunca tinham sido abordados na música portuguesa. Uma viagem desde os seus primeiros passos no mítico Rock Rendez Vous, até à criação da editora independente Ama Romanta e até aos dias de hoje.



Fórum Municipal Romeu Correia