Vencedores Prémio Público

DOM • 3 MAR • 15H


Canções com gente Dentro Internacional

Landslide • Beirut

de Eoin Glaister, 2019

.

Sonetos Cantados Internacional

More Than a Barbershop

DOC, 2016, 19’, Irlanda. Realização: Xandru 21H Fernández Ramírez And

Como a paixão de um cabeleireiro por música transforma a sua tradicional e antiga barbearia de bairro num ícone da música irlandesa. A barbearia esteve nomeada para melhor sala de concertos irlandesa, no ano de 2016, competindo com grandes salas e teatros históricos de grande importância na indústria musical do país.

Odisseias Musicais Internacional

Myth

DOC, 2018, 62’, UCRÂNIA. REALIZAÇÃO: LEONID KANTER & IVAN YASNIY

O filme é a notável e trágica história de Wassyl Slipak, um cantor de ópera talentoso cuja voz única lhe trouxe reconhecimento mundial. Nascido em Lviv, Ucrânia, viveu em França 19 anos, onde conquistou o palco do mundo. Apesar do conforto e oportunidades em França, Wassyl decidiu sair e juntar-se às forças de defesa voluntárias ucranianas quando a guerra chegou à sua terra natal. Wassyl, tragicamente, foi morto em combate por um franco-atirador.


Canções com gente Dentro Nacional

Singing In The Rain (and I´m on fire) • The Manchesters

de Rui Geada, 2018

.

Sonetos Cantados Nacional

O Stradivarius Português

DOC, 2018, 26’, Portugal. Realização: Rafael Abalada Matos

O único violoncelo Stradivarius existente em Portugal, datado de 1725, pertenceu a Pierre Chevillard, compositor e violoncelista belga, e foi adquirido para a colecção do Rei D. Luís. Durante cerca de um mês, a equipa da Antena 2 / RTP acompanhou o violoncelista Pavel Gomziakov aquando do seu concerto na Fundação Gulbenkian, com o violoncelo “Stradivarius Chevillard Rei de Portugal”. Foram filmados os bastidores do concerto, os ensaios, e entrevistados vários peritos que testemunham o valor deste violoncelo, instrumento classificado como Tesouro Nacional e acervo do Museu Nacional da Música.

Odisseias Musicais Nacional

Na Margem. Uma História do Rock

DOC, 2019, 60’, Portugal. Edição: Rui Berton, Produzido: João Tempera e Davide Pinheiro

Na Margem. A História e as estórias do Rock naquela que é considerada uma das cidades com mais músicos por metro quadrado e o berço de algumas das bandas mais emblemáticas de Portugal. Quase 60 anos da vida de Almada contados por aqueles que a viveram de guitarra em punho e vozes ao alto.


Fórum Municipal Romeu Correia >